HOME


A ENTIDADE


DIRETORIA


POR QUE REFLORESTAR?


LEGISLAÇÃO AMBIENTAL


ARTIGOS E
ESTUDOS


VIVEIRO


NOTICIAS


CONTATO


A Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema Pontal Flora, é uma entidade civil sem fins lucrativos e constituída por consumidores de produtos florestais. Tem, entre outros, o objetivo de produção de mudas para implantação de reflorestamento próximos às fontes de consumo, de forma a que os consumidores da região possam ter o suprimento de matéria-prima energética ou industrial a uma distância compatível e sem os elevados custos de transporte com que hoje têm de arcar.

  

 
Inauguração oficial do viveiro, em julho de 1993

Constituída em 13 de julho de 1991, atua junto aos 53 municípios da região do Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do Estado de São Paulo, e hoje é referência na produção de mudas. A entidade está devidamente registrada junto aos órgãos competentes, entre eles, citamos a FARESP (Federação das Associações de Recuperação do Estado de São Paulo); IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis); CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral do Governo do estado de São Paulo); RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas); CONSEMA/PV (Conselho Municipal de Meio Ambiente de Presidente Venceslau).

 

 
Autoridades prestigiam a inauguração da sala de estudos ambientais e duplicação do viveiro, em 29 de agosto de 1998

A Pontal Flora é ainda entidade declarada de utilidade pública no município de Presidente Venceslau, membro ativo do Comitê da Bacias Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBH-PP) e dos Conselhos Consultivos do Parque Estadual do Rio do Peixe e da Estação Ecológica Mico Leão Preto.

Municípios de atuação

Adamantina, Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Bastos, Caiabu, Caiuá, Dracena, Euclides da Cunha Paulista, Flora Rica, Flórida Paulista, Estrela do Norte, Iacri, Iepê, Indiana, Inúbia Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Lucélia, Marabá Paulista, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Mariápolis, Monte Castelo, Narandiba, Nantes, Nova Independência, Nova Guataporanga, Osvaldo Cruz, Ouro Verde, Parapuã, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Pacaembu, Panorama, Paulicéia, Rancharia, Regente Feijó, Rosana, Rinópolis, Sandovalina, Santo Anastácio, Santo Expedito, Sagres, Salmourão, Santa Mercedes, São João do Pau D'Alho, Tupã, Tupi Paulista, Taciba, Tarabai e Teodoro Sampaio.

A Reposição Florestal é um Investimento!

A Pontal Flora recolhe as contribuições dos consumidores de produtos florestais e, com esses recursos pôs em produção um viveiro de mudas com a melhor tecnologia hoje disponível. Mudas essas que são oferecidas gratuitamente a pequenos e médios produtores rurais e/ou consumidores da região, com toda a assistência técnica para a formação de maciços florestais que, em curto espaço de tempo, serão fontes de matéria-prima e, consequentemente, nova opção de renda para os produtores rurais.

Além disso, sabemos que o reflorestamento protege os solos da erosão, evita o assoreamento dos rios e propicia um bom ambiente para a fauna silvestre, além de, indiretamente, preservar as florestas naturais pelo oferecimento de matéria-prima aos consumidores, o que evita a sua procura nos poucos maciços de matas primitivas que restaram.

Metas de trabalho

» Promover o cumprimento da Reposição Florestal de nossos associados;
» Desenvolver práticas que visam a recuperação de áreas degradadas e de Preservação Permanente;
» Aumentar a oferta de matéria-prima florestal na região, reduzindo desta forma a pressão sobre as florestas nativas;
» Aumento da geração de empregos e renda no meio rural;
» Promover a educação ambiental na região atendida pela entidade.

 

               
© ASSOCIAÇÃO PONTAL FLORA - PRESIDENTE VENCESLAU - ESTADO DE SÃO PAULO - BRASIL